-
Conheça as doenças mais dolorosas do mundo
-
Conheça as doenças mais dolorosas do mundo
- Por Rone Felipe
- 30/03/2023 03h34 - Atualizado há 1 ano
A dor, um dos cinco sinais vitais, é o principal sintoma que acomete o ser humano. De todos os motivos que levam uma pessoa a procurar ajuda médica, a dor é de longe o principal.
A dor é um sintoma subjetivo e não atinge todas as pessoas com a mesma intensidade. Uma mesma doença pode causar uma dor moderada em um paciente, já em outro, uma dor excruciante. Isso depende muito da tolerância natural que a pessoa possui a dor.
Portanto, elencar as doenças mais dolorosas do mundo não é uma tarefa simples. Visto que seria necessário que uma mesma pessoa vivenciasse todas essas dores para poder ranqueá-las.
Aqui trazemos os problemas de saúde bastante comuns e que levam a maioria dos pacientes classifica-las com notas entre 9 e 10 na escala de dor, seja pela sua intensidade, cronicidade ou pela sua capacidade fazer do paciente uma pessoa improdutiva.
As patologias que provocam as piores dores no ser humano são:
• Cólica renal: é uma dor que ocorre quando cálculos (também chamados de pedras) bloqueiam partes do trato urinário, como rins, ureteres, bexiga ou uretra. Essa dor acomete a região lombar do corpo, normalmente oscilante e pode ser irradiada para a região íntima.
• Fibromialgia: é uma doença dolorosa e muitas vezes incapacitante. É caracterizada como uma doença reumatológica que afeta os músculos, causando dor e outros sintomas. Suas condições dolorosas podem afetar diversas áreas musculoesqueléticas do corpo devido à sua manifestação sindrômica, crônica e de etiologia desconhecida.
• Neuralgia pós-herpética (NPH): é uma condição crônica e debilitante, definida como dor com características neuropáticas – queimação, pontada ou dor em choque – que persiste por mais de 3 meses após o início da erupção cutânea de herpes zoster.
• Neuralgia do trigêmeo: Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à compressão da raiz nervosa do 5º nervo craniano. Este nervo tem função motora e sensitiva da face. Essa dor costuma ser do tipo choque elétrico e dura de alguns segundos a alguns minutos e geralmente acomete apenas um lado do rosto.
• Enxaqueca: é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é uma dor de cabeça latejante, unilateral e de caráter pulsátil. As crises podem durar de 4 até 72 horas, que piora com a luz forte e barulho.
• Dor do primeiro parto: embora não seja uma doença, o trabalho de parto, principalmente em nulíparas, pode ser tão doloroso que merece estar nessa lista. Sua intensidade aumenta de acordo com a progressão do parto.
Algumas outras dores também que poderiam fazer parte dessa lista: dor do membro fantasma, gota, cefaleia em salvas, síndrome de dor complexa regional, endometriose, dor ciática, pancreatite aguda, peritonite entre outras.